EDUCAÇÃO PARA BRASILEIROS

Monday, April 23, 2007

Cavaleiros e damas e brasileiros

Cavaleiros e Damas e brasileiros
Marcelino Rodriguez

Um padre amigo meu disse que a gente nunca deve falar a verdade, ou então se falarmos temos que sair correndo. Assim que em 2004 por exemplo fui pra Argentinaporque em grande parte fiquei com medo de brasileiros. Depois de passar poucas e boas em quase tudo que tenteirealizar nesse país , seja nas suas instituições ou nos seus trâmites; depois de ver meus melhores sonhos, minhas melhores intenções serem pisoteadas, comecei a ter pânico de brasileiro. Alguém deve pensar que exagero, mas na verdade minimizo. A verdade seria ainda mais cruél. Imagine que o brasileiro não tem, por exemplo, palavra. Ou seja, o que ele fala não se escreve. Quando ele diz algo, em noventa por cento das vezes não quis dizer nada. E vai reclamar a palavra de honra... Hã, o que é isso? Assim que me irritam quando falam mal do governo. Na verdade, essa estupidez toda me cansa, essa sinergia da tolice e do erro. Preparei-me para ser uma pessoa de bem durante anos, um escritor digno do meu ofício. Mas antes de tudo procurei fundamentar-me não na egolatria pessoal da profissão, mas na sua função social. Informar e entreter, criticar e exaltar, mais ou menos nessas bases. Sem paciência nem padrinhos nas editoras maiores, sai sozinho com minha arte contando apenas com o povo. E ai que Voce quebra a cara. O povo, e não falo do povo mais simples, nada a ver, o problema do brasileiro é muito mais de caráter que de escolaridade; falo de toda gente que não tem o dom da civilizade nem da solidariedade com aquilo que vem de seus semelhantes. A falta de vínculo com o valor do outro. Melhor que eu dê exemplos. Um escritor conhecido meu, sabendo o quanto é importante para minha subsistência que eu venda meus livros, disse depois de faltar com a palavra por quase um mês que não teve ainda "tempo" de entrar numa casa lotérica. A ex namorada que dediquei o livro e escrevi um dos textos mais sentidos, dois anos depois de escrito, disse-me que pensa nisso todo dia. Você pensa que ela leu o livro? Ou se interessou? Ela está "pensando", o outro está "sem tempo" e o culpado desse país ser medíocre, é claro, "é o governo". Fora o resto que vos poupo, acabei , por essas e outras, pegando medo de brasileiro. A falta de responsabilidade e civilidade, a falta de delicadeza de colocar "o outro" em primeiro lugar torna o país quase que inabitável. Vivo numa solidão inóspita e parei de ler a cultura clássica a passei a estudar as coisas apenas que dizem respeito as necessidades básicas senão eu ficaria mais ainda sem interlocutor. SUa opinião? Sinceramente, não quero saber sua opinião. Quero apenas que Você me reconheça, me respeite, cumpra com sua palavra, chegue no horário, e pense um pouco mais além de seu egoísmo e sua indiferença. Se Você pensa mais em você do que na república, desculpa, você não é educado ainda. E só me interesso por cavaleiros e damas.
DIREITOS RESERVADOS
23.04.2007

1 Comments:

Blogger Marcelino Rodriguez said...

Testando

5:23 AM  

Post a Comment

<< Home